Comunicação, tecnologia e inovação no mundo dos esportes, tem nome.


A comunicação é fundamental para vida do ser humano. Seja na luta pela sobrevivência, pela busca de poder ou até mesmo no mundo do entretenimento. Nesses três casos, a tecnologia é fundamental para os avanços da sociedade. Quando falamos de entreter junto com tecnologia, é difícil não lembrar dos vídeo games, que já foram durante muitos anos, apenas um entretenimento das pessoas e hoje se tornou um dos maiores investimentos do mundo do esporte.
Os vídeo games estão presentes em toda a indústria do entretenimento. Seja, na TV ou em computadores, eles são responsáveis pela diversão das pessoas, principalmente aqueles intitulados “nerds”. A visão desse mundo tecnológico ainda é simplista. Visto como apenas uma forma de entreter e quando são consumidos mais que o considerado “normal” pelos seus usuários, os mesmos são taxados de inúteis ou sem futuro, os supostos viciados. Porém, o e-Sport vem mudando drasticamente essa visão mundial estereotipada a respeito dos vídeo games.
E-Sports é o termo usado para as competições de jogos eletrônicos com jogadores profissionais. Assim como futebol, basquete e vôlei, os jogos tecnológicos e eletrônicos estão cada dia mais ganhando espaço no que representa o esporte. A prática desse novo modelo esportivo, ainda é desconhecido pelas pessoas que não consomem esse tipo de entretenimento, contudo, as transmissões ao vivo de competições de jogos como League of Legends, já ultrapassam os números de espectadores das ligas de basquete e beisebol dos Estados Unidos.
Apesar desse modelo esportivo, ainda esteja engatinhando no mundo dos esportes tradicionais, foi em 1972 que aconteceu o primeiro campeonato de vídeo game, na Universidade de Stanford, chamado “Intergalactic Spacewar”, que reuniu vinte pessoas para jogarem em 4 equipes de 5 jogadores, que no final, os vencedores receberam um ano de assinatura da revista Rolling Stone. Na época, o prêmio poderia valer muito, mas hoje, com as dimensões alcançadas pelo e-Sport, é quase insignificante.

Foto: Reprodução/Namraka

As dimensões desse modelo esportivo, vem principalmente pelo sucesso dos jogadores profissionais da Coreia do Sul. O país se destacou na disputa entre as equipes Samsung Galaxy White e Star Horn Royal Club em uma partida de League of Legends, que reuniu mais de 40 mil pessoas no estádio Sangam que foi palco de partidas de futebol da Copa do Mundo de 2002. Além disso, a Coreia do Sul, se mantem como líder no ranking do e-Sport, suas equipes são vencedoras de competições com altos prêmios em dinheiro e isso se dá pelo alto investimento do governo e interesse da mídia local, que tem um canal dedicado somente aos esportes eletrônicos.

Foto: Reprodução/Marco Verch
                                                     

Apesar da Coreia do Sul está no topo do e-Sports, outros países como Estados Unidos e o Brasil, vem abrindo espaço para essa nova modalidade esportiva. No Brasil, existe diversos atletas que competem em campeonatos de jogos eletrônicos, como o Rafael Fontes, mais conhecido como “Rafifa” que atualmente defende o PSG e-Sports. E já os EUA, que além de ter equipes que também disputam os campeonatos, abriu um espaço para jogadores de e-Sports, na escola de preparação de atletas profissionais, a IMG Academy.
O e-Sport é fruto do avanço da tecnologia. E o objetivo desse blog é apresentar o crescimento desse modelo esportivo juntamente com toda a tecnologia envolvida nesse processo e o que os dois juntos proporcionam e comunicam para a sociedade, buscando compreender a popularidade dos vídeo games no campo esportivo e financeiro e não apenas no campo do entretenimento.

REFERÊNCIAS : 

eSports: da brincadeira entre amigos aos campeonatos transmitidos na televisão. YAMAMOTO, Lígia e MOREIRA, Silas. Disponível em: <www.each.usp.br/petsi/jornal/?p=1770>. Acesso em: 7 mar. 2019.

Space Invaders e Spacewar: Os primeiros campeonatos de esports do mundo. HAGUI, Lucas. Disponível em: <www.vs.com.br/artigo/space-invaders-e-spacewar-os-primeiros-campeonatos-de-esports-do-mundo>. Acesso em: 7 mar. 2019.

Uma breve história dos eSports. Equipe PokerStars. Disponível em: <www.pokerstars.com/br/blog/news/2018/post-9-171173.shtml?no_redirect=1>. Acesso em: 4 mar. 2019.

Canal "Você Sabia ?". e-Sports: OS ESPORTES DO FUTURO . 2016. (06m01s). Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=T6e5VpDhnqI>. Acesso em: 02 mar. 2019.















Comentários

Postagens mais visitadas