Comunicação, tecnologia e inovação no mundo dos esportes, tem nome.
A comunicação é fundamental para
vida do ser humano. Seja na luta pela sobrevivência, pela busca de poder ou até
mesmo no mundo do entretenimento. Nesses três casos, a tecnologia é fundamental
para os avanços da sociedade. Quando falamos de entreter junto com tecnologia,
é difícil não lembrar dos vídeo games, que já foram durante muitos anos, apenas
um entretenimento das pessoas e hoje se tornou um dos maiores investimentos do
mundo do esporte.
Os vídeo games estão presentes em
toda a indústria do entretenimento. Seja, na TV ou em computadores, eles são
responsáveis pela diversão das pessoas, principalmente aqueles intitulados
“nerds”. A visão desse mundo tecnológico ainda é simplista. Visto como apenas
uma forma de entreter e quando são consumidos mais que o considerado “normal”
pelos seus usuários, os mesmos são taxados de inúteis ou sem futuro, os
supostos viciados. Porém, o e-Sport vem mudando drasticamente essa visão
mundial estereotipada a respeito dos vídeo games.
E-Sports é o termo usado para as
competições de jogos eletrônicos com jogadores profissionais. Assim como
futebol, basquete e vôlei, os jogos tecnológicos e eletrônicos estão cada dia
mais ganhando espaço no que representa o esporte. A prática desse novo modelo
esportivo, ainda é desconhecido pelas pessoas que não consomem esse tipo de
entretenimento, contudo, as transmissões ao vivo de competições de jogos como
League of Legends, já ultrapassam os números de espectadores das ligas de
basquete e beisebol dos Estados Unidos.
Apesar desse modelo esportivo,
ainda esteja engatinhando no mundo dos esportes tradicionais, foi em 1972 que
aconteceu o primeiro campeonato de vídeo game, na Universidade de Stanford,
chamado “Intergalactic Spacewar”, que reuniu vinte pessoas para jogarem em 4
equipes de 5 jogadores, que no final, os vencedores receberam um ano de
assinatura da revista Rolling Stone. Na época, o prêmio poderia valer muito,
mas hoje, com as dimensões alcançadas pelo e-Sport, é quase insignificante.
Foto: Reprodução/Namraka
As dimensões desse modelo
esportivo, vem principalmente pelo sucesso dos jogadores profissionais da
Coreia do Sul. O país se destacou na disputa entre as equipes Samsung Galaxy
White e Star Horn Royal Club em uma partida de League of Legends, que reuniu
mais de 40 mil pessoas no estádio Sangam que foi palco de partidas de futebol
da Copa do Mundo de 2002. Além disso, a Coreia do Sul, se mantem como líder no
ranking do e-Sport, suas equipes são vencedoras de competições com altos
prêmios em dinheiro e isso se dá pelo alto investimento do governo e interesse
da mídia local, que tem um canal dedicado somente aos esportes eletrônicos.
Foto: Reprodução/Marco Verch
Apesar da Coreia do Sul está no
topo do e-Sports, outros países como Estados Unidos e o Brasil, vem abrindo
espaço para essa nova modalidade esportiva. No Brasil, existe diversos atletas
que competem em campeonatos de jogos eletrônicos, como o Rafael Fontes, mais
conhecido como “Rafifa” que atualmente defende o PSG e-Sports. E já os EUA, que
além de ter equipes que também disputam os campeonatos, abriu um espaço para
jogadores de e-Sports, na escola de preparação de atletas profissionais, a IMG
Academy.
O e-Sport é fruto do avanço da
tecnologia. E o objetivo desse blog é apresentar o crescimento desse modelo
esportivo juntamente com toda a tecnologia envolvida nesse processo e o que os dois juntos proporcionam e
comunicam para a sociedade, buscando compreender a popularidade dos vídeo games
no campo esportivo e financeiro e não apenas no campo do entretenimento.
REFERÊNCIAS :
eSports: da brincadeira entre amigos aos campeonatos transmitidos na televisão. YAMAMOTO, Lígia e MOREIRA, Silas. Disponível em: <www.each.usp.br/petsi/jornal/?p=1770>. Acesso em: 7 mar. 2019.
Space Invaders e Spacewar: Os primeiros campeonatos de esports do mundo. HAGUI, Lucas. Disponível em: <www.vs.com.br/artigo/space-invaders-e-spacewar-os-primeiros-campeonatos-de-esports-do-mundo>. Acesso em: 7 mar. 2019.
Uma breve história dos eSports. Equipe PokerStars. Disponível em: <www.pokerstars.com/br/blog/news/2018/post-9-171173.shtml?no_redirect=1>. Acesso em: 4 mar. 2019.
Canal "Você Sabia ?". e-Sports: OS ESPORTES DO FUTURO . 2016. (06m01s). Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=T6e5VpDhnqI>. Acesso em: 02 mar. 2019.
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