Algoritmos e a programação dos games.

Algoritmo é algo que utilizamos todos os dias das nossas vidas sem perceber que utilizamos. Algoritmos são sequências de passos para a realização de tarefas baseadas em um objetivo final. A receita de um bolo pode ser considerada um algoritmo pois exige uma série de combinações para chegar a um bolo. Se não seguir todos os passos da forma que a receita indica, é provável que esse bolo não vai dar certo.



Nas plataformas digitais os algoritmos tem como função principal selecionar e enviar informações de acordo com o público-alvo baseando-se em dados armazenados com o objetivo de transformar esses dados em novos resultados.
Segundo Tarleton Gillespie os algoritmos são procedimentos codificados que com base de cálculos específicos transformam dados em resultados desejados. Ou seja, são programados para armazenas esses dados e combiná-los com os que já existem no banco para formar novos dados e utilizá-los de várias formas, como: anúncios publicitários, notícias e etc.


Nos jogos os algoritmos são essenciais na parte de programação pois descrevem as etapas que precisam ser cumpridas para o desenvolvimento e execução do game.
Como exemplo de algoritmos nos games eu trouxe a saga de jogos FIFA , jogo esportivo da EA Sports com versões lançados a cada ano, que simula partidas de futebol baseado em fatos reais, alimentado com a base de dados de seleções, times, jogadores e campeonatos de futebol que estão presentes no game.





Esses algoritmos definem o grau de dificuldade de cada partida para entreter os jogadores, e, consequentemente manter o jogador no game por mais tempo. A narração é combinada com ações e informações salvas nesse banco de dados do jogo para que juntas façam sentido e tornem possível realizar as partidas.

No vídeo abaixo temos a narração de Tiago Leifert na versão de 2015 do jogo, que há uma série de algoritmos que permitem que o resultado tenha a narração coerente com as ações e as informações daquela partida disputada:




Podemos ver a combinação de algoritmos que constroem o game, identifica o estádio, os times, jogares e ex jogadores dos clubes e ainda encaixa piadas entre as interações do narrador e do comentarista do game, deixando o game próximo a uma partida de futebol realista.


REFERÊNCIAS: 

Gilesppie, T. A relevância dos algortimos, Revista Paragrafo, v. 6, n. 1 (2018) – http://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/issue/view/59/showToc‬ ‪

Tiago Leifert FIFA 15: https://youtu.be/S5RhlpHeP00

Receita de bolo: https://www.tudogostoso.com.br/receita/29124-bolo-simples.html







Comentários

Postagens mais visitadas